domingo, 16 de abril de 2023

CanSat Portugal

 O CanSat Portugal é um programa educativo que visa promover o interesse dos jovens pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). O programa é organizado pela Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), com o apoio de várias instituições parceiras.

 O objetivo do CanSat Portugal é proporcionar aos estudantes do ensino secundário uma experiência prática na construção e lançamento de um pequeno satélite (CanSat), que contém sensores e sistemas de comunicação para recolher e transmitir dados. Esta atividade permite aos jovens adquirir competências técnicas e científicas, além de fomentar a criatividade e o trabalho em equipa.

 Os participantes são desafiados a projetar e construir o seu próprio CanSat, tendo em conta as especificações técnicas e as limitações impostas pelo regulamento do programa. Depois de concluído, o CanSat é lançado por um foguetão de sondagem a uma altitude de cerca de 1 km, onde começa a recolher e transmitir dados em tempo real.

 Além da construção e lançamento do CanSat, os estudantes participam em várias atividades de formação, como workshops e palestras, que os ajudam a aprofundar os seus conhecimentos em STEM. Os participantes também têm a oportunidade de interagir com profissionais e empresas do setor aeroespacial, o que pode abrir portas para futuras carreiras nesta área.

 O CanSat Portugal é uma iniciativa que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal, sendo considerado um dos programas educativos mais interessantes e desafiadores para os jovens. Através desta iniciativa, a Agência Espacial Portuguesa pretende estimular a curiosidade e a paixão dos jovens pela ciência e tecnologia, bem como contribuir para o desenvolvimento de novas competências e talentos nesta área.

 Para conhecermos mais sobre este evento, fomos falar com Afonso Teixeira, um dos fundadores da equipa Os TugaSpace, que participou no CanSat Júnior e obteve ótimos resultados, apurando-se, assim, para o CanSat Portugal.

 O Afonso é um dos cinco fundadores da equipa. Como surgiram Os TugaSpace?
 Os Tuga Space surgiram de um desafio do professor Miguel Gaspar. No início, foi apenas uma brincadeira, pelo que esperávamos nem ser qualificados. Só ao longo do tempo é que me fui apercebendo que seria algo muito importante para o meu futuro, mas só queria conhecer novas pessoas e mexer em circuitos.

 Como é que é a relação da vossa equipa com as outras do evento?
 O CanSat Portugal tem como objetivo não só ensinar e aproximar os alunos ao espaço, mas também tratar de uma parte social. As outras equipas foram muito recetivas e até ficámos a ser conhecidos. E se alguma equipa tivesse um problema, as outras ajudá-la-iam. Resumidamente, antes da competição, as equipas entreajudam-se.

 Sendo que vão voltar a participar este ano, já houve melhorias no vosso CanSat?
 Sim, houve. Já andamos na fase de testes e temos um CanSat funcional e completo. O código também está funcional, embora estejamos sempre a tentá-lo rever. E, na minha parte, o circuito elétrico está completo, todos os componentes estão funcionais e temos margem para trocá-los.

 Como é que as informações recolhidas pelo CanSat durante o voo foram utilizadas? Tiveram influência no desenvolvimento do CanSat? 
 As informações recolhidas servem apenas para serem tratadas e apresentadas. Não têm nada a ver com o desenvolvimento, pelo que o voo do ano passado não tem que ver com o deste ano. São edições diferentes.

 O que é que esperam alcançar na competição deste ano?
 Esperamos aprender com outras equipas e com o júri. Esperamos ter sucesso na nossa missão e depois aproveitar para conhecer novas pessoas e fazer coisas ligadas ao mundo da engenharia.

 Para além do CanSat, Os TugaSpace estão ou estarão envolvidos em outros projetos?
 Alguns dos elementos da equipa inscreveram-se no Zero-G, porém não fomos aceites.

 De certo que precisam de verbas para a participação no projeto. Como é que as conseguem?
 Temos um GoFundMe em que as pessoas conseguem aceder pelo nosso Instagram.

 Algum conselho para quem também pensa em participar?
 Divirtam-se ao fazê-lo. Explorem os limites e serão recompensados.

Afonso da Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário