O que são?
Moeda virtual, também conhecida como criptomoeda, é genericamente um tipo de dinheiro – como outras moedas com as quais convivemos cotidianamente – com a diferença de ser totalmente digital e seu preço é variável. Além disso, ela não emitida por nenhum governo (como é o caso do euro ou do dólar, por exemplo).
A criptomoeda foi definida em 2012 pelo Banco Central Europeu como "uma forma não regulamentada de dinheiro virtual, comumente distribuída e controlada pelos seus desenvolvedores, que é usada e aceite apenas entre os membros de uma comunidade virtual específica".
Para que servem?
As criptomoedas podem ser usadas com as mesmas finalidades do dinheiro físico em si. As três principais funções são servir como meio de troca, facilitando as transações comerciais; reserva de valor, para a preservação do poder de compra no futuro; e ainda como unidade de conta, quando os produtos são precificados e o cálculo económico é realizado em função dela.
As moedas virtuais não são moedas verdadeiras, pois:
- não são um meio de pagamento usado por todos, ao contrário do que acontece com o euro;
- não são adequadas para preservar riqueza ou poupar, pois não há ninguém que as controla, logo o valor destas pode variar muito apenas numa questão de horas, meses ou até anos;
- é impossível usar criptomoedas para fixar preços, pois seria impossível estar sempre a mudar o preço dos bens e serviços;
- são instrumentos com muitos riscos, pois não são universalmente aceites, não são adequadas para poupar e não permitem fixar preços.
AD
Sem comentários:
Enviar um comentário