Bom, para começar, escalões de IRS é o que define, dependendo do rendimento mensal, o quanto um indivíduo tem de pagar.
Atualmente existem 9 escalões de IRS, contando os 2 escalões que foram adicionados no OE para 2022.
Em cada escalão está correspondente um intervalo de rendimento e 2 taxas de imposto:
Descontar as deduções específicas
Estas variam consoante a categoria de rendimento, por exemplo: Um trabalhador da Categoria A (trabalhador dependente),é lhe aplicado as deduções por cada contribuinte:
4104 euros. Esta dedução pode ser elevada para 4275 euros se existirem despesas “extras”
O valor das contribuições obrigatórias para a Segurança Social é em regra 11% sobre o rendimento bruto, acima de 37 309 de rendimento anual bruto (relembrando que estamos com escalão A).
Quotizações sindicais de até 1% do rendimento anual bruto, sendo acrescidas em 50%.
Seguro (acidentes, vida, reforma, doença invalidez) nas profissões, no caso da tributação separada.
Subtraídas as deduções aplicáveis, fica concluído o cálculo do rendimento. Aplicando o quociente familiar, (apenas na tributação conjunta) divide-se por 2 o resultado apurado anteriormente.
Exemplificando:
No caso de recebermos 20 mil euros brutos em salários (categoria A), este é o valor correspondente ao rendimento bruto anual.
A este rendimento subtraem-se deduções específicas dos rendimentos desta mesma categoria. Neste caso apenas aplicável a dedução de 4 104 euros. Desta forma, se subtrairmos a dedução ao rendimento bruto ficamos com 15 896 euros, depois faz-se o enquadramento no escalão do IRS (4º escalão).
Isto em tributação separada, caso seja tributação conjunta, teríamos de dividir 15 896 euros por 2 que dava correspondentemente a 7 948 euros, (que neste caso seria o escalão nº 2)
PS: Isto é apenas uma breve explicação de como funcionam os escalões do IRS, mas claro, quando formos realmente pagar o IRS e os Impostos, teremos de ter em conta mais fatores.
Joana Quatorze