segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Será a eutanásia é um ato médico eticamente aceitável?

Joana Quatorze   31/05/2023

O problema da legalização da eutanásia não é do séc. XXI, já vem desde tempos antigos. O debate público e académico sobre a eutanásia, foi instaurado no final do séc. XX e inícios do séc. XXI. Esta mudança deve-se sobretudo a uma alteração significativa na epidemiologia da mortalidade humana.

Atualmente, dois terços das mortes nos países mais desenvolvidos são causadas por doenças degenerativas, particularmente cancro e cardiovasculares, sendo a esperança de vida mais de 80 anos, um contraste muito grande com a história, onde a esperança de vida era cerca de 40 anos.

A legitimidade da eutanásia como uma prática médica eticamente correta é todos os dias posta em causa. Será então que a eutanásia é um ato médico eticamente aceitável?

Devem os médicos poder trabalhar tanto no público como no privado?

Joana Quatorze   31/05/2022

 O problema do regime de exclusividade médica é tão antigo desde o governo de Aníbal Cavaco Silva. Questiono-me se devem ou não os médicos poder trabalhar tanto no público como no privado.

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Qual é que é o pior lado da moeda: o Hamas ou Israel?

Tiago Almeida   20/12/2023

 Atualmente, no Médio Oriente, decorre um conflito entre Israel e o Hamas. Começou quando o Hamas atacou Israel, o que resultou na morte de vários civis israelitas, em áreas residenciais, e as forças israelitas criaram um cerco à Faixa de Gaza e também atacaram essa região com mísseis, resultando na morte de muitos civis palestinianos. Podemos aferir que esses ataques podem ser em áreas urbanizadas ou uma forma de “diminuir” os representantes do grupo Hamas. Será que a solução passará por conversações de paz ou por um acordo entre forças terroristas?