Rui Rocha é o novo líder da Iniciativa Liberal. Foi eleito pelos membros do partido em janeiro, substituindo João Cotrim de Figueiredo, que liderou a IL desde a sua criação.
Antes de se tornar líder do partido, Rui Rocha desempenhou vários papéis na Iniciativa Liberal. Foi presidente da mesa da assembleia geral, membro da comissão política nacional e candidato nas eleições legislativas de 2019. Rocha é licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e tem um MBA pela Universidade Católica Portuguesa.
Como líder da Iniciativa Liberal, Rocha tem afirmado que a sua principal prioridade é aumentar a representação do partido no parlamento português. Atualmente, a Iniciativa Liberal tem oito deputado, mas quer ser a terceira força política. Para alcançar esse objetivo, Rui tem recorrido a uma estratégia baseada em dois aspetos: uma maior presença em debates públicos e uma maior aproximação aos eleitores.
No que diz respeito aos debates públicos, Rui Rocha tem afirmado que a Iniciativa Liberal deve ter uma presença mais ativa na discussão de temas da atualidade, tais como a economia, a educação e a saúde. O líder do partido tem participado em debates televisivos e em entrevistas, defendendo as posições da IL nestas áreas.
Quanto à aproximação aos eleitores, Rui Rocha tem promovido várias iniciativas que visam aumentar o contacto entre o partido e os cidadãos. Por exemplo, o líder do partido tem organizado sessões de esclarecimento em várias cidades do país, onde os membros da Iniciativa Liberal têm a oportunidade de apresentar as suas ideias e ouvir as preocupações dos eleitores.
Rui tem afirmado que a Iniciativa Liberal deve adotar uma abordagem mais pragmática em relação à política nacional. Segundo o líder do partido, é necessário encontrar soluções para os problemas do país que sejam realistas e exequíveis, em vez de se limitar a fazer propostas ideológicas que não têm possibilidade de serem concretizadas.
Afonso da Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário