sábado, 11 de fevereiro de 2023

A verdade por detrás do "maior crescimento do PIB dos últimos 35 anos"

 O PS orgulha-se de ter conseguido o maior crescimento do PIB dos últimos 35 anos, mas será que a imagem é mesmo tão colorida?

 Na verdade, só houve um aumento tão grande no PIB porque, anteriormente, vimos a maior queda do PIB dos últimos 100 anos, à qual Portugal, ao contrário da maioria dos países da UE, atrasou-se mais um ano na recuperação.

 O Partido Socialista anunciou, também, um crescimento económico de 1,5% do Produto Interno Bruto, mas, segundo as previsões do Banco Central Europeu, Portugal será o terceiro país da Zona Euro que menos crescerá entre 2019 e 2024 (apenas 0,5%), mesmo sendo um dos menos afetados pela guerra na Ucrânia. 

 O PS fala da exportação em 2022, mas não refere as importações de 2022, que cresceram muito mais do que as exportações. No ano passado, 2022, o défice da balança comercial portuguesa aumentou muito, equivalendo a -5.569.400.000.

 Os socialistas dizem que Portugal é um país muito competitivo. Na realidade, vivemos num dos países com maior esforço fiscal da UE, estando, no índice de competitividade publicado pelo Institute for Management Development, na 7.ª pior posição da União Europeia. Num outro estudo, este da Tax Foundation, em termos de competitividade fiscal para as empresas, Portugal é o terceiro pior da UE.

Afonso da Costa

3 comentários:

  1. Tornar-me-ei um leitor assíduo deste jornal. É essencial que se denunciem as mentiras que o nosso governo conta. Muito obrigado pelo trabalho que têm vindo a realizar.
    Arnaldo Pereira

    ResponderEliminar
  2. informação bastante útil gostei muito

    ResponderEliminar
  3. Útil ver estas notícias, porque fazem alertar a população. Não se pode ver só os números, também temos que ver tudo o que vem por trás.

    ResponderEliminar