No artigo anterior, que trata o financiamento, é possível observar que os produtos cotados na bolsa são ações, obrigações, títulos de participação e outros.
Ações
As ações correspondem a títulos de propriedade representativos do capital social das sociedades anónimas, podendo ser emitidos aquando da sua constituição ou posteriormente, quando realizam um aumento do seu capital. O titular de ações torna-se proprietários de uma parte do capital da empresa.
Obrigações
As obrigações são títulos de crédito a longo prazo representativos de um empréstimo a uma empresa. O detentor tem o direito a receber uma remuneração estabelecida no início do contrato, assim como o reembolso da totalidade do empréstimo que concedeu, no prazo definido no contrato.
Títulos de participação
Os títulos de participação são valores mobiliários, tendencialmente perpétuos, que conferem o direito a uma remuneração com duas componentes: uma fixa e outra variável. Tanto a remuneração fixa como a variável são determinadas sobre uma percentagem do valor nominal do título de participação.
Henrique Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário